Notícias de saúde

Fumantes dos EUA Querem, Mas Não Conseguem Largar Cigarro

15 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). A grande maioria dos fumantes norte-americanos continua acendendo cigarros mesmo conhecendo os perigos do fumo, e muitos afirmam que querem largar o vício mas não conseguem, de acordo com uma pesquisa da Harris Poll publicada na quarta-feira.

A pesquisa descobriu que quase todos os fumantes acreditam que o cigarro aumenta o risco de câncer de pulmão (88 por cento) e doenças cardíacas (84 por cento) e que provavelmente vai encurtar suas vidas (80 por cento).

Cerca de 80 por cento dos entrevistados disseram que tentaram parar de fumar, mas não conseguiram. Em média, as pessoas que ainda estavam fumando afirmaram que tentaram parar e não conseguiram cerca de oito vezes, de acordo com a pesquisa com 1.011 adultos.

"Esses dados da pesquisa deixam pouco espaço para duvidar que o poder da dependência da nicotina é a principal razão de o fumo não ter diminuído, embora a maioria dos fumantes gostaria e tenta largar o vício", disse Humphrey Taylor, presidente da Harris Poll.

A pesquisa nacional foi conduzida entre 11 e 15 de janeiro de 2001 e tem uma margem de erro de três pontos percentuais a mais ou a menos.

Tom Houston, diretor da SmokeLess States National Tabacco Policy Initiative, disse que a pesquisa traz boas notícias, pois indica que mais pessoas estão receptivas às mensagens antifumo.

"Isso significa que nosso esforço educacional, a mensagem que estamos tentando passar, está sendo entendida", disse Houston.

Existem cerca de 50 milhões de fumantes nos Estados Unidos e somente cerca de 3 a 5 por cento conseguem largar o cigarro, de acordo com Houston. Estimativas indicam que 430 mil norte-americanos morrem prematuramente a cada ano de doenças relacionadas ao tabaco, disse Houston.

O programa da SmokeLess States apóia grupos trabalhando para diminuir o uso de tabaco. Esse é um esforço conjunto com a American Medical Association e a Robert Wood Johnson Foundation.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários