Notícias de saúde

Ex-fumantes que adotam estilo de vida saudável vivem mais

25 de novembro de 2022 (Bibliomed). Largar o cigarro traz muitos benefícios para a saúde, e um novo estudo mostrou que aquelas pessoas que adotam estilo de vida saudável após parar de fumar conseguem reduzir o risco de morte precoce.

Realizado pelo U.S. National Cancer Institute, nos Estados Unidos, o estudo envolveu cerca de 160.000 ex-fumantes que participaram do NIH-AARP Diet and Health Study. Eles preencheram questionários sobre estilo de vida, dados demográficos e outras informações relacionadas à saúde quando ingressaram no estudo entre 1995 e 1996.

Os participantes tinham em média 62 anos quando o estudo começou. Ao longo de seu curso, 86.127 deles morreram e os investigadores recuperaram informações sobre a morte, incluindo a causa da morte, do Índice Nacional de Mortes. Os autores calcularam uma pontuação total de adesão para cada participante, variando de nenhuma adesão a adesão total, incorporando as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, Diretrizes de Atividade Física para Americanos e Diretrizes Dietéticas para Americanos.

Os ex-fumantes com as pontuações mais altas de adesão ao estilo de vida saudável tiveram uma queda de 24% no risco de morte por câncer, 28% por doenças cardiovasculares e 30% por doenças respiratórias.

Os cientistas disseram que as reduções no risco de morte foram observadas independentemente do estado de saúde da pessoa, outras condições de saúde, quantos cigarros ela fumava anteriormente por dia, os anos desde que parou e a idade em que começou a fumar.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.32778.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários