Notícias de saúde

Sequência do Genoma Pode Ser Acessada na Internet

15 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Tem lido bons livros ultimamente? Que tal o "Livro da Vida"? O mais atualizado e seriado sequenciamento do genoma humano está disponível para visita pública com o clique de um mouse.

"Porções individuais" do genoma estão disponíveis online já há alguns meses, mas Colleen Broder, autoridade de projetos especiais do Centro Nacional para Biotecnologia (NCBI) dos Estados Unidos, explicou que pela primeira vez "reunimos as sequências de DNA em segmentos próximos" facilmente acessados por cientistas e pelo público leigo.

Os usuários da rede podem acessar as informações detalhadas do genoma no endereço http://www.ncbi.nlm.nih.gov/genome/guide/human, anunciaram na terça-feira autoridades do NCBI, parte dos Institutos Nacionais de Saúde, em Bethesda, Maryland.

O site será mais útil a cientistas, que podem usá-lo rapidamente para localizar um gene particular no genoma, relacionar genes a doenças específicas ou mesmo determinar se os genes são compartilhados por espécies tão aparentemente diferentes como humanos, camundongos e o peixe-zebra.

Broder disse que o site também pode ser uma experiência de aprendizado a pessoas leigas.

"Colocamos algum material de introdução para as pessoas leigas que fala sobre o esforço de sequenciamento do genoma humano, sua importância e o que esperamos fazer", afirmou Broder.

"Também temos um site chamado Genes e Doença, que pode ser acessado por nossa página de Recursos do Genoma Humano", acrescentou Broder.

O site do NCBI vem tendo um surto de popularidade desde os anúncios de segunda-feira sobre a publicação da sequência do genoma. De acordo com Broder, o número de hits de visita por dia ao site de Recursos do Genoma Humano dobrou de 66 mil para 125 mil desde os anúncios.

Broder destacou que o site, como o próprio Projeto Genoma, continua sendo um trabalho em progresso.

"Com novas informações se tornando disponíveis, elas serão acrescentadas o que existe lá", disse Broder.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários