Notícias de saúde

Governo dos EUA, Celera e Compaq se Unem Pelo Genoma Humano

22 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Caçadores de genoma no Departamento de Energia dos Estados Unidos e a Celera Corp anunciaram uma aliança na sexta-feira para uma busca por informações úteis no mapa genético humano.

Eles vão se juntar à Compaq Computer para escrever programas de computador poderosos, e para construir um supercomputador que entre na sequência do genoma e encontre onde estão os genes e o que eles fazem.

O secretário de Energia Bill Richardson, o presidente do Laboratório Nacional Sandia, Paul Robinson, o presidente da Celera, Craig Venter, e o vice-presidente da Compaq Computer Corporation, Bill Blake, vão se encontrar para uma cerimônia de assinatura na sexta-feira.

O genoma humano foi mapeado no fim do ano passado, mas a sequência apenas fornece o código para o mapa genético humano. Agora o código tem que ser desvendado.

A Celera fez sua própria sequência, e o projeto público do Genoma Humano, que inclui o Departamento de Energia dos EUA, fez outro. Muitos genes já são conhecidos, mas o código é tão denso que ainda não está claro qual é o número total de genes.

A Celera já tem uma sala imensa cheia de computadores, a maioria deles produzidos pela Compaq, para analisar a informação genética. Mas Venter diz que é preciso mais capacidade.

"No momento em que a Compaq e o Departamento de Energia se unem na criação de computadores de próxima geração para propósitos de defesa, esperamos ajudar os dois grupos a desenvolverem novas máquinas, softwares e algoritmos para gerar avanços nas ciências da vida", disse Venter em nota.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários