Genoma Humano é um Presente Para o Mundo, Dizem Cientistas

LONDRES (Reuters) - Cientistas comemoraram a publicação da sequência do código humano genético na segunda-feira, mas a euforia foi ofuscada por disputas entre equipes que competem pelo acesso à informação.

O genoma humano, o livro da vida, irá mudar a forma como os cientistas fazem pesquisa e revolucionar a medicina por acrescentar conhecimentos sobre o que nos torna humanos.

O estudo já mostrou que os seres humanos têm muito menos genes do que se pensava -- 30 mil a 40 mil --, apenas cerca de duas vezes mais que uma mosca ou uma minhoca. Mas muitos funcionam de forma diferente.

É um tesouro de informações recém-aberto por cientistas que estão apenas começando a entender tudo. Mas os pesquisadores estão em conflito sobre como a informação deverá ser divulgada.

"Realmente é um presente para o mundo", disse o médico Mike Dexter, o diretor da instituição de caridade Wellcome Trust, que contribuiu para o projeto de genoma humano, em uma entrevista à imprensa.

"Ela precisa tornar-se disponível para ser usada por todos e para ser atualizada e ter os detalhes extras incluídos".

O Projeto do Genoma Humano, uma associação pública de centenas de cientistas de todo o mundo, publicou o estudo sobre a sequência do genoma humano na revista Nature.

Cientistas que trabalham no Projeto do Genoma Humano acreditam que restringir o uso de informações sobre o código genético humano irá inibir a pesquisa médica científica, principalmente nos países em desenvolvimento.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.