Notícias de saúde

Genoma Humano é um Presente Para o Mundo, Dizem Cientistas

LONDRES (Reuters) - Cientistas comemoraram a publicação da sequência do código humano genético na segunda-feira, mas a euforia foi ofuscada por disputas entre equipes que competem pelo acesso à informação.

O genoma humano, o livro da vida, irá mudar a forma como os cientistas fazem pesquisa e revolucionar a medicina por acrescentar conhecimentos sobre o que nos torna humanos.

O estudo já mostrou que os seres humanos têm muito menos genes do que se pensava -- 30 mil a 40 mil --, apenas cerca de duas vezes mais que uma mosca ou uma minhoca. Mas muitos funcionam de forma diferente.

É um tesouro de informações recém-aberto por cientistas que estão apenas começando a entender tudo. Mas os pesquisadores estão em conflito sobre como a informação deverá ser divulgada.

"Realmente é um presente para o mundo", disse o médico Mike Dexter, o diretor da instituição de caridade Wellcome Trust, que contribuiu para o projeto de genoma humano, em uma entrevista à imprensa.

"Ela precisa tornar-se disponível para ser usada por todos e para ser atualizada e ter os detalhes extras incluídos".

O Projeto do Genoma Humano, uma associação pública de centenas de cientistas de todo o mundo, publicou o estudo sobre a sequência do genoma humano na revista Nature.

Cientistas que trabalham no Projeto do Genoma Humano acreditam que restringir o uso de informações sobre o código genético humano irá inibir a pesquisa médica científica, principalmente nos países em desenvolvimento.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários