Notícias de saúde

EUA Avaliam Calmantes Injetáveis Para Uso em Hospitais

14 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Autoridades de saúde dos Estados Unidos vão avaliar esta semana se formulações injetáveis de duas drogas psiquiátricas rivais podem ajudar médicos a acalmar rapidamente pacientes agitados no atendimento de emergência.

O Zyprexa, com vendas globais de 2,4 bilhões de dólares em 2000, atingiu o topo do portfólio do laboratório Eli Lilly no ano passado.

A droga, que tem como substância ativa a olanzapina, enfrenta nova competição da ziprasidona, do laboratório Pfizer, aprovada por reguladores norte-americanos este mês.

Os dois medicamentos são apresentados em versões orais para o tratamento de pacientes com esquizofrenia, uma psicose que causa delírios e alucinações. O Zyprexa também tem aprovação para o tratamento do distúrbio bipolar, uma doença que causa períodos alternados de depressão e mania.

Agora, os dois laboratórios estão pedindo à Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana reguladora de drogas a alimentos, a aprovação de formas injetáveis desenvolvidas para uso de emergência quando um médico precisa acalmar um paciente rapidamente.

Na quarta e na quinta-feira, um comitê conselheiro da FDA vai analisar dados sobre a segurança e eficácia das drogas para recomendar se as autoridades devem aprovar as novas formulações.

Para a Eli Lilly, a empresa está procurando sustentar as drogas existentes enquanto se prepara para a competição dos genéricos de sua droga antidepressiva Prozac ainda este ano.

A provação da FDA para outra formulação do Zyprexa deve ajudar a reforçar a privilégio, disse o analista da Gruntal, Jeffrey Kraws. "Isso dá nova vida ao produto", afirmou Kraws.

O Zyprexa e a ziprasidona também competem com a droga Risperdal, da Janssen-Cilag, que tem como substância ativa a risperidona e atingiu vendas globais de 1,6 bilhão no ano passado.

Analistas acreditam que a ziprasidona deve alcançar vendas de centenas de milhões de dólares ao ano, possivelmente atingindo 1 bilhão anualmente em quatro anos.

A Pfizer pretendia comercializar a ziprasidona com o nome comercial de Zeldox, mas está planejando dar outro nome, que ainda não foi anunciado.

O Zyprexa e o Risperdal também são comercializados no Brasil.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários