Notícias de saúde

BRASIL: Novo Medicamento para Esquizofrenia tem Redução de Efeitos Colaterais

São Paulo, 13 de Fevereiro de 2001(eHealthLA). Um novo medicamento para o tratamento da esquizofrenia acaba de ser aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), departamento de controle de remédios e alimentos dos Estados Unidos, e deverá ser comercializado no Brasil a partir de junho deste ano.

Descoberto e desenvolvido pela Pfizer, Zeldox® (ziprasidona) foi avaliado no maior programa clínico já conduzido para um medicamento antipsicótico, em sua fase de desenvolvimento. O programa de pesquisas clínicas de Zeldox® envolveu 4500 pacientes no mundo todo.

Esquizofrenia

A esquizofrenia, que acomete cerca de 1% da população mundial, é um transtorno mental crônico, podendo acarretar graves dificuldades para a vida do paciente e de sua família. Segundo o neurologista Paulo Henrique Bertolucci, da Universidade Federal de São Paulo, nos esquizofrênicos, a dopamina, substância que participa das transmissões de informações entre os neurônios no cérebro, existe em excesso.

“A partir da manifestação da doença, os esquizofrênicos deixam de se ligar afetivamente, não têm iniciativa, têm dificuldade para se relacionar com os outros, acreditam que são outras pessoas, vêem coisas que não existem e ouvem vozes imaginárias”, explica o médico.

Em geral, as crises começam entre os 18 e 20 anos para os homens e dos 24 aos 30 anos para as mulheres. Aproximadamente 600 mil pacientes estão em tratamento para esquizofrenia no Brasil.

Novo Medicamento

O novo medicamento é eficaz no tratamento dos sintomas da esquizofrenia por atuar em locais específicos do sistema nervoso, antagonizando a ação dos neurotransmissores dopamina e serotonina.

Esta ação parece responsável também por um menor número de efeitos colaterais. Segundo informações da Pfizer, no programa clínico de desenvolvimento do Zeldox® houve pouca ou nenhuma variação de peso nos pacientes tratados, ao contrário do que acontece com outros antipsicóticos que podem produzir aumento de peso significativo.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários