Notícias de saúde

Como os medicamentos antipsicóticos causam ganho de peso?

26 de abril de 2021 (Bibliomed). Cientistas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, podem ter descoberto a razão pela qual os medicamentos essenciais para a esquizofrenia e o transtorno bipolar causam ganho de peso e diabetes - descobertas que esperam levar a medicamentos melhores.

Os medicamentos, conhecidos como antipsicóticos, ajudam a controlar as alucinações, delírios e pensamentos confusos que atormentam as pessoas com esquizofrenia. Eles também podem ajudar a estabilizar as oscilações extremas de humor em pessoas com transtorno bipolar.

Por outro lado, os antipsicóticos costumam desencadear ganho de peso, picos de colesterol e aumentos de açúcar no sangue que podem levar ao diabetes tipo 2, efeitos colaterais que geralmente levam os pacientes a pararem de toma-los.

Os pesquisadores se concentraram na dopamina, uma substância química que transmite mensagens entre as células, interagindo com receptores em suas superfícies. No cérebro, a dopamina desempenha um papel importante no prazer, na motivação e no aprendizado.

Embora existam muitos medicamentos antipsicóticos, todos eles funcionam de maneira semelhante: bloqueando certos receptores de dopamina, conhecidos como receptores do tipo D2.

Se esses receptores existissem apenas no cérebro, isso poderia ser muito bom. No entanto, os pesquisadores explicam que o corpo tem mais receptores de dopamina fora do cérebro do que dentro dele, como nas células do pâncreas. Certas células pancreáticas produzem hormônios que aumentam o açúcar no sangue (glucagon) ou o diminuem (insulina).

Em experimentos de laboratório com células pancreáticas, os pesquisadores descobriram que a dopamina influenciou a produção de glucagon e insulina. E as próprias células eram realmente capazes de produzir sua própria dopamina, confirmando a importância da substância química fora do cérebro.

Então, quando os pesquisadores usaram medicamentos antipsicóticos para bloquear os receptores semelhantes a D2 das células pancreáticas, isso aumentou a produção de glucagon e insulina. No corpo, a liberação desordenada desses hormônios pode levar rapidamente a uma perda da sensibilidade à insulina e a níveis cronicamente elevados de açúcar no sangue.

Os pesquisadores explicam que entender o "porquê" agora pode permitir o desenvolvimento de medicamentos antipsicóticos que evitem os efeitos colaterais metabólicos. Além disso, cientistas estão trabalhando em medicamentos que não têm como alvo a dopamina.

Por enquanto, o desafio para os pacientes é gerenciar os efeitos colaterais da melhor maneira possível. O primeiro passo é estar ciente de que eles podem acontecer, pois uma vez que as pessoas que recebem uma prescrição recente de um antipsicótico não são necessariamente capazes de processar todas as informações que estão recebendo.

Fonte: Translational Psychiatry. DOI: 10.1038/s41398-020-01171-z.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários