Notícias de saúde

Medicamentos psiquiátricos podem levar ao ganho de peso

14 de março de 2024 (Bibliomed). O ganho de peso tem sido um efeito colateral indesejado de medicamentos comumente usados para tratar doenças psiquiátricas, como transtorno bipolar ou esquizofrenia. Alguns pacientes podem parar de tomar os remédios para evitar ganhar quilos. Ou, se seguirem os medicamentos e o ganho de peso continuar, enfrentam riscos maiores de diabetes e doenças hepáticas.

No entanto, pesquisas realizadas na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, que usaram ratos estão identificando como esse ganho de peso ligado a medicamentos acontece – e como pará-lo. A resposta pode estar em um hormônio chamado leptina.

De acordo com a Cleveland Clinic, a leptina é um hormônio emitido pelas células de gordura e está envolvido na fome e na manutenção do peso.

Pesquisas anteriores mostraram que os pacientes que começam a tomar medicamentos psiquiátricos comuns, como a olanzapina (usada contra o transtorno bipolar) e a risperidona (usada para tratar a esquizofrenia), normalmente apresentam um aumento nos níveis de leptina antes de um aumento no ganho de peso.

O novo estudo foi conduzido em ratos. Isso pode explicar como um aumento da leptina induzido por medicamentos está ligado ao aumento de peso. Embora tenha sido historicamente visto como um ‘passageiro’ da obesidade – o que significa que os níveis [de leptina] aumentam à medida que ganhamos peso – os nossos dados sugerem fortemente que é um ‘motor’ da obesidade induzida por medicamentos.

Os autores explicam que nem sempre os estudos com ratos apresentam os mesmos resultados em humanos, mas a pesquisa ofereceu uma pista sobre como os pacientes que tomam olanzapina ou risperidona podem evitar o ganho de peso.

Tratar os camundongos com um anticorpo que neutralizou a leptina pareceu causar um curto-circuito no ganho de peso, nos problemas de açúcar no sangue e na inflamação que, de outra forma, acompanhava os níveis mais elevados de leptina.

Fonte: Science Translational Medicine. DOI: 10.1126/scitranslmed.ade8460.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários