Notícias de saúde

Passageiro Deve Ser Alertado Sobre Riscos de Coágulo, diz Iata

Por Stephanie Nebehay

GENEBRA (Reuters)
- As companhias aéreas deveriam alertar os passageiros sobre os riscos de trombose venal profunda (TVP), e os passageiros teriam que tomar precauções durante o vôo para evitá-la, disse a Associação de Transporte Aéreo Internacional (Iata) na sexta-feira.

A organização, que reúne as 274 principais empresas aéreas do mundo, disse, por outro lado, que "não há evidências médicas conclusivas" sustentando a ligação entre os coágulos fatais e as viagens de longa duração".

A Iata disse que todas as empresas aéreas deveriam informar aos passageiros no momento da reserva sobre os riscos dos coágulos e alertá-los para o fato de que estudos estão sendo conduzidos.

Os passageiros deveriam ser encorajados a procurar atendimento médico se existir um histórico familiar de TVP ou de qualquer condição que represente um risco -- cirurgia recente, tratamento hormonal ou circulação sanguínea ruim, por exemplo -, disse a Iata em nota.

Antes de embarcar e durante o vôo, os passageiros devem beber fluidos em grande quantidade para evitar a desidratação, usar roupas folgadas, evitar fumar e consumir álcool, e fazer exercícios físicos sentados na poltrona.

Os passageiros, porém, não devem ser estimulados a andar no avião, uma vez que "isso comprometeria a segurança no caso de turbulências inesperadas", disse o grupo sediado em Genebra.

A controvérsia sobre coágulos sanguíneos chegou às manchetes em outubro do ano passado, quando uma mulher de 28 anos passou mal e morreu depois de um vôo de 20 horas da Austrália para a Grã-Bretanha.

Um cirurgião australiano estimou que até 400 pessoas por ano chegando a Sydney sofrem de coágulos. Hospitais japoneses também confirmaram várias mortes pela TVP depois de vôos.

O fenômeno foi chamado de "síndrome da classe econômica" por causa das condições de desconforto e pouco espaço existentes na classe econômica da maioria das companhias aéreas. Os coágulos se formam em espaços confinados, e podem levar à morte se atingirem o coração ou os pulmões.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários