Notícias de saúde

Forma de Detectar Câncer de Colo Deve Ser Revista, Diz Estudo

Por Merritt McKinney

NOVA YORK (Reuters Health)
- A combinação de teste de laboratório para papilomavírus humano (HPV) e um simples exame visual do colo do útero poderia detectar um grande número de lesões pré-cancerosas em mulheres com alto risco de câncer cervical, sem o risco de um alto índice de resultados falso-positivo, segundo conclusões de um novo estudo.

Os resultados enfatizam a necessidade de repensar a forma como o câncer cervical é diagnosticado tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento, já que a combinação foi mais precisa para detectar as lesões que a combinação do exame papanicolaou e exame visual ou teste HPV, disse à Reuters Health o coordenador do estudo, Paul D. Blumenthal, do Johns Hopkins Bayview Medical Center, de Baltimore.

Os casos de câncer de colo do útero estão diminuindo consideravelmente em países desenvolvidos que implantaram programas de controle, mas, ao mesmo tempo, continuam a ser a principal causa de morte por câncer em mulheres em regiões da África, Ásia e América Latina.

Vários métodos são usados para detectar o câncer cervical, incluindo papanicolaou e testes para HPV, vírus transmitido sexualmente que pode causar a doença. Outra opção é examinar o colo depois da aplicação de uma solução de vinagre, que deixa o tecido anormal branco.

Estudos têm mostrado que o exame visual é, no mínimo, tão preciso quanto o papanicolaou. Mas, comparada ao papanicolaou, a inspeção visual tende mais a apresentar resultados falsos-negativos, em que células normais são equivocadamente identificadas como pré-cancerosas, podendo levar a um tratamento desnecessário.

Em um estudo publicado na edição de janeiro do International Journal of Gynecology and Obstetrics, pesquisadores dos Estados Unidos e Zimbábue informaram que realizar o teste visual com o teste de laboratório de HPV reduziu os falsos-negativos e ainda manteve uma alta taxa de detecção.

Na pesquisa com mais de 2.000 mulheres africanas submetidas a teste de HPV, papanicolaou e exame visual do colo de útero, a combinação do exame visual e do teste de HPV detectou 63 por cento das lesões pré-cancerosas. A combinação do papanicolaou e do teste para HPV identificou apenas 40 por cento das lesões. O exame visual mais o papanicolaou detectaram menos de 40 por cento das lesões pré-cancerosas.

Os pesquisadores também verificaram que a combinação do exame visual com testes de laboratório forneceu significativamente menos resultados falsos-positivos que o exame visual tomado isoladamente.

"Ao usar uma combinação do exame visual e teste de HPV muitas desvantagens próprias de cada método foram superadas", disse Blumenthal.

O especialista observou que o teste de HPV ainda é muito caro para muitos países em desenvolvimento. Um exame barato, fácil de usar e que desse resultados tão rapidamente quanto os testes de gravidez realizados em casa, faria "toda a diferença do mundo" na detecção de câncer cervical, afirmou o especialista.

Se um exame visual detectasse células não usuais, um teste rápido poderia dar a confirmação imediata, eliminando a necessidade de localizar a paciente para dar o resultado, tarefa geralmente difícil não apenas em países em desenvolvimento como também em nações desenvolvidas.

O pesquisador da Johns Hopkins também observou que os resultados do estudo poderiam ter outras implicações no mundo desenvolvido, onde o papanicolaou é usado rotineiramente para verificar câncer cervical. Pela exatidão da combinação do exame visual e do teste de HPV, valeria a pena explorar mais essa opção, disse o especialista.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários