Notícias de saúde

Sobreviventes de Terremoto Indiano Enfrentam Trauma Emocional

05 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Os sobreviventes do pior terremoto da história da Índia podem enfrentar a perspectiva de combater traumas graves durante meses, enquanto lutam para juntar os pedaços de suas vidas destruídas, disseram psicólogos na sexta-feira.

Psiquiatras disseram que laços de família fortes podem ajudar os sobreviventes do Estado de Gujarat a enfrentar o suplício, mas crenças hindus arraigadas no destino podem atrapalhar a recuperação.

Um importante psiquiatra de Delhi, Sanjay Chugh, disse à Reuters que havia uma grande possibilidade de que os sobreviventes desenvolvessem o chamado Transtorno do Estresse Pós-Traumático (PTSD), especialmente os que demoraram para receber ajuda.

"O trabalho emocional vai começar apenas depois de umas poucas semanas. Deveria começar dentro das próximas duas a três semanas", disse Chugh. "Se não começar, o estrago já estará feito."

Especialistas não excluem a perspectiva de pessoas perturbadas pelo choque acabarem tendo distúrbios emocionais de longo prazo depois do terremoto, que matou pelo menos 30 mil pessoas.

Dezenas de milhares de pessoas ficaram desabrigadas depois do terremoto de 26 de janeiro e estão tentando lidar com problemas como falta de comida e abrigo até doenças, perda de prestígio social e perda de entes queridos.

Chug disse que lutos repentinos em desastres como terremotos podem ser muito mais traumáticos do que os decorrentes de doenças, que dão às pessoas algum tempo para se preparar.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários