Notícias de saúde

Perspectivas globais sobre os impactos sociais e de saúde do tráfico de crianças

02 de março de 2023 (Bibliomed). As crianças vítimas de trafico sexual (TSC) e que foram sobreviventes a ele, sofrem impactos sociais e de saúde, incluindo barreiras aos cuidados de saúde e estigma social e discriminação. Pouco se sabe sobre a complexa interação socioecológica desses fatores e como eles podem ser abordados para melhorar o atendimento aos sobreviventes. Um novo estudo teve como objetivo obter uma compreensão transcultural dessas barreiras e explorar a relação entre estigmatização e resultados de saúde.

Entrevistas semiestruturadas em profundidade foram realizadas com 45 prestadores de serviços especializados reconhecidos. Os dados das entrevistas foram analisados ​​por meio de procedimentos de análise de conteúdo estabelecidos e aplicados ao HSDF (Health Stigma and Discrimination Framework).

As barreiras aos serviços de saúde médica e mental abrangem cada nível socioecológico do HSDF, indicando os vários contextos em que a estigmatização leva a resultados sociais e de saúde adversos. A estigmatização de sobreviventes de TSC é um processo complexo pelo qual vários fatores conduzem e facilitam a marcação de sobreviventes de TSC como estigmatizados. Os estigmas que se cruzam multiplicam o fardo e se manifestam em experiências de autoestigmatização, vergonha, discriminação familiar e comunitária e práticas estigmatizantes de discriminação do provedor. Isso leva à redução do acesso aos cuidados, falta de financiamento, recursos e provedores treinados e, em última análise, resulta em disparidades sociais e de saúde, como isolamento social, dificuldade de reintegração e uma infinidade de problemas de saúde física e mental.

O relatório concluiu que o HSDF é uma estrutura altamente aplicável para avaliar a estigmatização dos sobreviventes da TSC. Este estudo sugere a utilidade de intervenções de saúde pública baseadas em estigma para TSC e fornece uma compreensão global da influência e dinâmica da estigmatização exclusiva para sobreviventes a estes traumas.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2021-055840.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários