Notícias de saúde

BRASIL: Reunião Sobre Problema da Dengue Mobiliza Governo Federal e Secretários Estaduais de Saúde

São Paulo, 31 de Janeiro (eHealthLA). O ministro da Saúde, José Serra, e o presidente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Mauro Ricardo Machado Costa, participaram ontem de uma reunião com os secretários estaduais de Saúde para discutir ações conjuntas de combate à dengue.

c Desde o início do verão, a FUNASA, órgão executivo do Ministério da Saúde, identificou surtos de dengue localizados em alguns municípios de nove unidades da Federação (Acre, Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Tocantins e Goiás).

É nesta estação do ano que o mosquito Aedes aegypti se prolifera mais rápido, devido ao clima quente e chuvoso. O acúmulo de água em poças, pneus, vasos de plantas e recipientes plásticos facilita a proliferação do inseto.

A situação mais grave é no Acre, onde foram notificados 1.241 casos suspeitos; e no município de Barretos (SP), com 528 casos suspeitos. Até o momento, a Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou 166 casos em todo o estado.

Segundo a FUNASA, dois fatores contribuíram para o aparecimento de mais casos neste período: a dengue vinda da Bolívia, que trouxe contaminação ao estado do Acre, e a inadequada ação preventiva em muitas prefeituras no ano passado.

O governo federal transfere cerca de R$ 1 milhão por dia para estados e municípios aplicarem no combate à doença.

Desvio do Dinheiro

O ministro da Saúde, José Serra, anunciou também a criação de um grupo especial de auditores para fiscalizar e impedir o desvio de verbas federais destinadas ao combate à dengue.

A decisão depois de descobrir que muitos prefeitos, preocupados com a campanha pela reeleição, abandonaram no ano passado as ações de prevenção da dengue financiadas pelo governo federal. Dez auditores viajarão pelo país para analisar relatórios e conferir se o dinheiro está sendo devidamente aplicado por governadores e prefeitos.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários