Notícias de saúde

BRASIL: Começa a Primeira Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama de 2001

São Paulo, 29 de Janeiro (eHealthLA). Começa nesta segunda-feira a campanha Amigos do Peito, em São Paulo.

Trata-se de uma semana voltada para a prevenção do câncer de mama em que mulheres de todas as idades terão acesso a informações sobre o assunto. Entre as atividades previstas estão: enfermeiras de plantão que ensinarão como fazer o auto-exame de mamas; palestras a fim de alertar sobre a importância do tratamento preventivo e avaliação do risco de contrair a doença (a curto e em longo prazo).

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, em 2000 cerca de 28.340 brasileiras receberam a notícia de que desenvolveu esse tipo de tumor, o mais freqüente entre o sexo feminino.

Uma das formas de avaliação será pelo computador, onde cada mulher poderá avaliar o seu risco, respondendo a algumas perguntas para um software que faz essa simulação, baseado no "Modelo de Gail" de avaliação do risco de câncer de mama.

A campanha está sendo promovida pela AstraZeneca, uma das líderes mundiais do setor farmacêutico, que está investindo nesse tipo de ação para que a população se conscientize da importância de se fazer tratamento preventivo para o câncer de mama.

O evento acontecerá no Hospital Alvorada Moema, localizado na Rua Ministro Gabriel de Rezende Passos, 550, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, das 9 às 18 horas.

A Importância da Prevenção

Segundo o mastologista João Carlos Sampaio Góes, diretor do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), o mais grave é que a maior parte dos diagnósticos é feita tarde demais, quando a doença já se encontra em um estágio avançado.

Por esse motivo, a mortalidade motivada pelo tumor é muito alta: são esperados 8.245 óbitos para este ano. “As duas atitudes que podem mudar o final dessa história são a prevenção e a detecção precoce”, afirma o médico.

Detectado logo no início, o índice de cura do câncer de mama supera os 90%. "Está provado que adotar uma dieta pobre em gordura animal, praticar uma hora de atividade física por dia e não fumar reduz bastante o risco de desenvolver câncer de mama", conclui.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários