Notícias de saúde

Chá Pode Aliviar Sintomas de Dermatite Atópica

29 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). A cura para um problema comum de pele pode estar em folhas de chá, informaram pesquisadores japoneses.

No estudo viram que beber três xícaras diárias de chá oolong (chá preto de origem chinesa, parcialmente fermentado antes da secagem) aliviou os sintomas de dermatite atópica, um distúrbio que causa coceira, esfoliação da pele na parte interna dos cotovelos, parte posterior dos joelhos e no rosto.

Cerca de 15 milhões de pessoas nos Estados Unidos sofrem desse problema.

"Parece razoável considerar que o chá oolong proporcione um benefício substancial na administração de, no mínimo, alguns pacientes com dermatites atópicas persistentes", afirmou a equipe de Masami Uehara, da Universidade Shiga, em Otsu (Japão), na edição de janeiro dos Archives of Dermatology.

O chá oolong tem demonstrado suprimir reações alérgicas em animais. Para verificar se ele tinha algum efeito na dermatite atópica, um distúrbio de pele induzido, os pesquisadores instruíram 118 pacientes a preparar e beber um litro de chá por dia, dividido em três porções para serem consumidas depois das refeições.

Os pacientes também continuaram o tratamento dermatológico regular. Dois terços dos pacientes apresentaram melhora após um mês mas alguns notaram melhora depois de apenas uma ou duas semanas de tratamento.

Seis meses mais tarde, 54 por cento dos pacientes ainda estavam respondendo ao chá, indicou o artigo.

Os autores sugeriram que os polifenóis -- compostos que existem no chá e que têm demonstrado combater alergias e diminuir riscos de certas doenças -- podem ser os responsáveis. "Basicamente, os polifenóis trabalham através de atividade antioxidante e oxidam os radicais livres em resposta aos alérgenos", explicou em entrevista Hasan Mukhtar, diretor de pesquisa no departamento de dermatologia da Universidade Case Western, em Cleveland (Ohio).

Os antioxidantes limpam os radicas livres -- compostos que, se deixados sem controle, podem danificar células e causar doenças.

"É razoável acreditar que teriam um efeito na dermatite", disse Mukhtar à Reuters Health. O tratamento padrão para a doença é feito com a aplicação tópica de corticoesteróides -- drogas imunossupressoras que podem ser usadas em combinação com antibióticos. Os médicos também podem apelar aos pacientes para evitar alérgenos conhecidos, substituir o sabonete e cremes usados após o banho e evitar detergentes, solventes, lã e lanolina. Evitar certos alimentos também pode suprimir crises em algumas pessoas.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários