Notícias de saúde
16 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). A dermatite atópica é uma doença crônica da pele caracterizada por pele seca, prurido (coceira) intenso, inflamação e comprometimento da qualidade de vida. A hidratação é parte integrante do tratamento, mas seu potencial para a prevenção não está claro.
Pesquisadores realizaram uma metanálise de nove ensaios clínicos randomizados para avaliar se o uso precoce de emolientes na infância poderia evitar o desenvolvimento posterior de dermatite atópica.
Nenhuma diferença estatisticamente significativa na taxa de incidência de dermatite atópica foi encontrada entre os grupos experimental e controle. Uma conclusão definitiva não pôde ser alcançada devido aos diferentes métodos de uso de emolientes, diferentes tempos de acompanhamento e diferentes tamanhos de amostra incluídos nesta metanálise.
Os pesquisadores explicam que resultados exigem ensaios clínicos randomizados, multicêntricos e com grandes amostras no futuro, com um excelente desenho de estudo e alta qualidade metodológica no uso precoce de emolientes em bebês de alto risco para evitar dermatite atópica, o que não foi encontrado nas análises incluídas.
Fonte: Dermatology. DOI: 10.1159/000519923.
Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.
Veja também