Notícias de saúde

BRASIL: Verão Aumenta o Risco Contaminação de Hepatite A em Crianças e Adolescentes

São Paulo, 24 de Janeiro de 2001 (eHealthLA). Em meio à diversão das férias de verão pode existir um perigo oculto: o vírus da hepatite A. Nesse período, aumenta muito o consumo de bebidas, que nem sempre são acondicionadas com cuidados apropriados de higiene. Da mesma forma, nesta época aumentam as ocorrências de enchentes. Com isso, as cisternas e poços artesianos são invadidos por esgoto, o que eleva o risco de contaminação.

Um outro exemplo é o das regiões de praia, onde há grande consumo de água de caminhões-pipa, cuja procedência não é conhecida.

Mais de 70% de crianças em idade escolar, adolescentes e adultos, quando infectados, desenvolvem a doença. Esse grupo adquire a hepatite A com maior risco de gravidade, podendo ocasionar até a morte. "A doença não é vista como perigosa. Este conceito deve ser revisto", explica Edimilson Migowski, professor de infectologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre 11% e 12% das pessoas que apresentam hepatite A são hospitalizadas.

O vírus causa uma inflamação aguda no fígado e é adquirido, principalmente, através da ingestão de água contaminada por fezes e por contato íntimo com pessoas infectadas. Os sintomas da hepatite A são identificados, basicamente, pela icterícia (pele e olhos amarelados) e podem durar cerca de dois meses, embora em 10% a 15% daqueles que desenvolvem os sintomas o período seja de seis meses ou mais.

Vacina

Recentemente, vacinas com vírus inativado chegaram ao Brasil tornando a proteção mais eficaz. A vacina é administrada em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. "Comparando o valor da dose da vacina com os custos calculados da doença, a vacinação é o método mais indicado, além do caráter preventivo", diz Migowski. No Brasil, o Ministério da Saúde não classifica a hepatite A como uma doença de notificação compulsória, o que dificulta o conhecimento a respeito da incidência no país.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários