Notícias de saúde

BRASIL: Câncer de Testículos é o Tumor Mais Comum Entre os Homens dos 15 aos 35 anos

São Paulo, 23 de Janeiro de 2001 (eHealthLA). Doença pouco conjhecida, o câncer de testículos representa apenas 1% dos cânceres masculinos, mas é o tumor mais comum dos 15 aos 35 anos. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, em 1995, cerca de 7 mil norte-americanos tiveram a doença e destes, 325 morreram. Em São Paulo, o Hospital do Câncer atende por ano cerca de 40 novos casos, a maioria de jovens de 20 a 35 anos.

Ao contrário da maioria dos tipos de câncer, esta doença ocorre geralmente em homens jovens. Entre os homens brancos, é o tipo de câncer mais comum entre os 20 e 34 anos de idade, a segunda forma mais comum dos 35 a 39 anos de idade e a terceira mais comum dos 15 aos 19 anos de idade. Esse tipo de câncer é 4,5 vezes mais comum em homens brancos do que em homens negros, constatando-se taxas intermediárias de incidência entre os hispânicos, índios americanos e asiáticos.

Existem grupos de alto risco de câncer de testículo. Segundo o urologista José Cury, da Universidade Federal de São Paulo, os riscos da doença aumentam se a pessoa foi portadora de criptorquidia, doença que impede a descida dos testículos para a bolsa escrotal. “Homens com criptorquidia apresentam risco de 3 a 17 vezes superior à média. Isso significa que, a cada 10 pacientes atingidos por essa condição, um desenvolverá câncer de testículo”, explica o médico.

Assim como no câncer de mama, o auto-exame ajuda a identificar o tumor no estágio inicial, quando o nódulo ainda não dói. A dor só aparece no estágio avançado. “Quando diagnosticados, aproximadamente 60% dos cânceres de testículo são de tipo localizado, 24% de tipo regional e 14% se encontram em estágio avançado. A maior parte dos casos de câncer de testículo são detectados pelos próprios pacientes, seja por acaso ou durante auto-exame”, completa o urologista.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários