Notícias de saúde

Gene Fortalece Sistema de Limpeza das Vias Aéreas

15 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Cientistas da Universidade da Carolina do Norte identificaram um dos genes responsáveis por fortalecer os finos pêlos que livram as vias aéreas de resíduos.

Os cientistas acreditam que o estudo desse gene pode melhorar o diagnóstico e tratamento de pacientes com distúrbios hereditários que afetam os cílios que revestem 80 por cento das vias aéreas, chegando até os pulmões.

Encontrar fatores que aumentem a atividade deste gene também pode beneficiar os pacientes que sofreram danos nas vias aéreas por outras causas como, por exemplo, o fumo. Uma das características das doenças das vias aéreas é a perda ou dano causado a esses cílios, conforme a equipe de William Reed.

Para entender o desenvolvimento normal dos cílios, os pesquisadores procuraram nas vias aéreas um gene similar ao responsável pelo desenvolvimento normal da cauda do espermatozóide, semelhante aos cílios. O trabalho da equipe foi publicado no American Journal of Respiratory Cell and Molecular Biology.

Os pesquisadores encontraram um gene semelhante ao que codifica uma proteína chamada dineína de cadeia pesada em ouriços-do-mar.

Outras análises do gene, denominado Dnel1 pelos pesquisadores, mostrou que a proteína por ele codificada poderia ser semelhante à dineína de cadeia pesada presente nos cílios das vias aéreas humanas, informaram os autores. Na verdade, o proteína do Dnel1 foi encontrado em regiões específicas dos cílios onde a dineína deveria estar.

Análises mais profundas mostraram que a proteína codificada pelo Dnel1 apareceu pelo menos quatro dias antes de os cílios começarem a crescer em células de vias aéreas cultivadas em laboratório. Os resultados indicam que o Dnel1 está envolvido no desenvolvimento normal dos cílios que revestem as vias aéreas.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários