Notícias de saúde

Hambúrgueres e batatas fritas podem piorar a asma, sugere estudo

19 de maio de 2010 (Bibliomed). Algum tempo após terem uma refeição rica em gordura, as pessoas com asma apresentam um aumento na inflamação nas vias aéreas, segundo estudo australiano apresentado esta semana na Conferência Internacional da American Thoracic Society. Em testes com 40 asmáticos, os pesquisadores descobriram que dietas ricas em gordura e calorias, como o consumo de fast food, têm efeitos negativos para as vias aéreas dos pacientes.

Os pesquisadores selecionaram os participantes para consumir uma dieta de hambúrgueres e batatas fritas, contendo mil calorias e 52% de gordura; ou uma dieta contendo iogurte desnatado, com 200 calorias e 13% de gordura. E descobriram que “os sujeitos que haviam consumido a dieta rica em gordura tinham um aumento nos neutrólifos nas vias aéreas e na expressão do mRNA do gene TLR4 nas células do escarro, o que não ocorria depois da refeição pobre em gorduras”. Isso, segundo os autores, representa maiores níveis de inflamação nas vias aéreas.

Os resultados mostraram também que a refeição com fast food estaria associada a problemas na resposta do organismo ao albuterol - droga que relaxa as vias aéreas e aumenta o fluxo de ar para os pulmões. “Em pessoas que tinham consumido uma refeição rica em gordura, a melhora pós-albuterol na função pulmonar em três ou quatro horas foi suprimida”, destacaram os autores.

Apesar dos resultados indicarem um efeito negativo da ingestão de gorduras para os asmáticos, os pesquisadores destacam que mais estudos são necessários antes de se fazer recomendações mais concretas para esses pacientes. De qualquer forma, eles recomendam que esse tipo de alimentação deva ser evitado por todas as pessoas, principalmente para os asmáticos, pois está associado ao aumento do peso, que é um fator de risco para piora da asma, além de aumentar os níveis de inflamação no organismo.

Fonte: ATS International Conference. Press release. 18 de maio de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários