Notícias de saúde

BRASIL: Saúde e Qualidade de Vida são os Assuntos mais Procurados na Internet pela Terceira Idade

São Paulo, 12 de Janeiro(eHealthLA). Conforme dados do site de pesquisas Diga-me, o número de pessoas acima de 50 anos que visitam a rede diariamente era de 250 mil no início do segundo semestre de 2000. Hoje, estima-se que a turma da chamada terceira idade tenha dobrado e que deve crescer ainda mais. O pessoal navega principalmente à procura de novidades na área de saúde, psicologia, música, dança, viagens e compras. De olho no mercado, os portais têm investido em material diferenciado para a terceira idade. O enfoque central é a saúde, mas a diversão e o bem-estar estão sempre presentes.

Qualidade de Vida e Estímulo Intelectual

De acordo com os especialistas, a expectativa de vida está aumentando, e hoje, o homem é capaz de viver até os 125 anos. A qualidade de vida na velhice depende de alguns fatores básicos, como, dieta vitaminada, exercícios físicos, contato social e vida sexual, além de estímulo intelectual. Segundo o geriatra Clineu de Mello Almada Filho, do Centro de Estudos do Envelhecimento da Universidade Federal de S ão Paulo, dos 20 aos 80 anos perdemos 20% do peso do cérebro. O que significa também a morte de muitas células nervosas.

Assim a comunicação entre os neurônios fica prejudicada. Para o médico, do ponto de vista cerebral, ler, ouvir boa música e trocar idéias com os amigos é essencial para a memória. "Uma forma de preservar a capacidade intelectual é estimular o máximo de áreas cerebrais aguçando todos os sentidos (visão, tato, audição, paladar e fala). Essa atividade mental favorece o desenvolvimento de novas conexões entre as células nervosas", explica.

A pesquisa na Internet mostrou que os computadores, antes considerados seres indecifráveis pelo pessoal da maturidade, hoje os ajudam a ganhar qualidade de vida e aperfeiçoar o dia-a-dia. Não são poucos os que se aventuram em bate-papos, chats e listas de discussão, atrás de informação e, é claro, diversão.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários