Notícias de saúde

Droga Para Coração Pode Prevenir Enxaqueca

09 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). O alívio para pessoas que sofrem com enxaqueca, mas não respondem bem aos tratamentos disponíveis, pode estar próximo.

Pesquisadores na Noruega realizaram um estudo preliminar sobre uma droga chamada lisinoprila -- originalmente destinada a portadores de insuficiência cardíaca -, que evita enxaquecas, como se descobriu por acaso.

Os pesquisadores ministraram doses diárias de lisinoprila para prevenir dores de cabeça em 60 pacientes, entre 19 e 59 anos, que sofriam de enxaqueca.

Do total, 30 pacientes tomaram um tablete de lisinoprila por dia durante uma semana e dois tabletes diários por 11 semanas. Depois de um intervalo de duas semanas, seguiram o mesmo regime utilizando um placebo.

Outro grupo de 30 pessoas tomou o placebo por 12 semanas seguido pelo uso da lisinoprila por 12 semanas. O trabalho completo foi publicado na edição de janeiro do British Medical Journal.

Enquanto os pacientes estavam tomando a droga, o número de horas com dor de cabeça foi reduzido em 20 por cento e os dias com enxaqueca foram reduzidos em 21 por cento em relação ao placebo.

Quando ocorreram dores de cabeça, os pacientes classificaram a severidade como sendo 20 por cento menor quando tomaram lisinoprila que ao ingerir o placebo.

A equipe do pesquisador Harald Scharader, da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega, observou no artigo que a lisinoprila também é bem tolerada. Os efeitos colaterais, como tontura e tosse, foram de suaves a moderados.

Mais de 45 milhões de norte-americanos têm dor de cabeça crônica e 23 milhões têm enxaqueca. A cada ano, 157 milhões de jornadas de trabalho são perdidas em função da enxaqueca.

Os métodos atuais de tratamento para o problema, com drogas chamadas triptanos, proporciona alívio parcial em alguns casos. Os pesquisadores estão avaliando várias drogas, inclusive as usadas para tratamentos de epilepsia e depressão, como possíveis tratamentos alternativos.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários