Notícias de saúde

Reeducação alimentar pode reduzir necessidade de medicamentos na terceira idade

27 de Novembro de 2002 (Bibliomed). Quem disse que depois de certa idade só se deve comer sopinhas, purês e comidas sem gosto? Para trazer benefícios à saúde e melhorar a qualidade de vida dos idosos, a alimentação tem que ser fonte de prazer, defende a nutricionista e gerontóloga Isabel Cristina Miranda Pinheiro Maia. "Se o idoso tem um problema de saúde, a alimentação será adaptada de forma a continuar sendo fonte de prazer para ele. O problema tem que ser tratado e a alimentação é uma grande aliada nesse sentido", afirma a nutricionista, acrescentando que, com a reeducação alimentar, é possível reduzir a dosagem de medicamentou ou até suspende-las.

Mastigar bem os alimentos; fracionar a alimentação, fazendo de quatro a seis pequenas refeições diárias, sem criar nem omitir nenhuma delas; evitar gordura de porco, dando preferência aos óleos de origem vegetal. Essas são algumas orientações para as pessoas da terceira idade que querem estar com a saúde em dia. "Se não quero ficar feio nem doente, a mudança tem que começar pela alimentação. São orientações que valem para todas as idades", ressalta Isabel. Açúcar e alimentos que contêm açúcar devem ser reduzidos. Café, chá mate e chá preto devem ser evitados. O primeiro tem uma substância, o cafestol, que é uma gordura que aumenta o colesterol, e os dois últimos são excitantes e podem elevar a pressão. A ingestão de cálcio é importantíssima para evitar a osteoporose.

A nutricionista e gerontóloga aponta algumas "leis" que devem ser observadas por quem quer ter uma dieta saudável: a quantidade, que deve ser aplicada de forma individualizada, respeitando as necessidades de cada um; a qualidade, considerando-se que quanto mais variada mais fácil de ter todos os nutrientes necessários para uma alimentação balanceada; a adequação, que ao contrário do que muitos pensam não precisa ser radical, cortando guloseimas que as pessoas da terceira idade gostam muito ou que comeram durante toda a vida; e a harmonia, que busca o equilíbrio na ingestão dos alimentos.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários