Notícias de saúde

Nova terapia magnética pode ajudar a tratar o transtorno bipolar

11 de dezembro de 2024 (Bibliomed). A estimulação magnética poderosa pode ajudar a tratar pessoas com transtorno bipolar, de acordo com os resultados de um pequeno estudo realizado na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A terapia, chamada estimulação acelerada intermitente de explosão teta, envolve ondas magnéticas entregues a regiões específicas do cérebro usando uma bobina eletromagnética colocada contra o couro cabeludo. Esta forma de estimulação magnética transcraniana já foi aprovada pela Food and Drug Administration dos EUA para tratar transtorno depressivo maior.

Para este estudo, 24 pacientes deprimidos com transtorno bipolar resistente ao tratamento foram aleatoriamente designados para receber terapia magnética real ou simulada, sem que nem os pacientes nem a equipe do estudo soubessem quem recebeu tratamento ativo.

A terapia foi realizada por cinco dias com 10 sessões por dia, uma vez por hora. Os resultados mostraram que a pontuação média de depressão no grupo que recebeu estimulação magnética caiu de 30 para 11, em uma escala de zero a 60. Aqueles que receberam tratamento simulado mostraram pouca melhora, com uma pontuação de 28 antes da terapia e 25 depois.

Segundo os pesquisadores, isso significa que aqueles que receberam tratamento ativo tiveram uma redução substancial em seus sintomas de depressão em comparação com aqueles que receberam estimulação simulada.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2024.1787.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários