Notícias de saúde
05 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). A obesidade é fator de risco para vários problemas médicos, que vão da diabete à artrite. Agora, uma dupla de pesquisadores identificou a cesariana como mais uma complicação associada à obesidade.
As mulheres obesas são entre três e quatro vezes mais propensas que mulheres mais magras à cesariana, conforme artigo publicado na edição de janeiro do Obstetrics and Gynecology. Paul Kaiser e Russel Kirby, do Campus Clínico Milwaukee da Universidade de Wisconsin, avaliaram cerca de 1.900 pacientes em uma maternidade de Milwaukee.
No grupo, foram realizadas cem cesarianas. Quase 8 por cento das mulheres obesas foram submetidas a cesariana comparadas a 4 por cento de mulheres com peso médio, observaram os pesquisadores.
Os especialistas também verificaram que as mulheres que ganharam peso em excesso durante a gestação dobram o risco para cesariana. Entre as mulheres que tinham peso acima do normal antes de ficarem grávidas, 70 por cento teve um aumento de peso maior que o recomendado durante a gestação.
Vários outros fatores também contribuíram para o aumento do risco de cesariana: primeira gravidez, primeiro parto e pequena altura.
Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.
Veja também