Notícias de saúde

Parto normal após cesariana é seguro?

08 de novembro de 2019 (Bibliomed). Em todo o mundo, houve um aumento no parto cesáreo, levando a uma proporção maior de mulheres grávidas com histórico de cesariana. As diretrizes recomendam que essas mulheres sejam aconselhadas sobre os benefícios e malefícios do planejamento de uma cesariana subsequente ou da tentativa de um parto vaginal, mas há poucas evidências sobre isso.

Um estudo com um grande número de mulheres que tiveram uma ou mais cesarianas anteriores sugere que a tentativa de um parto vaginal em uma gravidez subsequente está associada a maiores riscos à saúde da mãe e do bebê do que a realização de uma outra cesariana.

A pesquisa, publicada na revista PLOS Medicine, aborda a falta de informações robustas sobre os resultados das opções de parto após cesariana anterior e pode ser usada para aconselhar as mulheres sobre suas escolhas.

Pesquisadores da Universidade de Oxford coletaram dados sobre mais de 70.000 nascimentos na Escócia entre 2002 e 2015. Entre as mulheres que tentaram um parto vaginal após uma cesariana anterior, 28% tiveram que fazer uma cesariana de emergência. A tentativa de parto vaginal foi associada a um risco adicional de ruptura uterina, transfusão de sangue, infecção em todo o corpo e lesões decorrentes da cirurgia.

Os riscos para o bebê incluíam natimorto, admissão em uma unidade neonatal e ressuscitação usando drogas ou intubação. Para as mães, o risco absoluto de qualquer uma dessas complicações, no entanto, foi baixo - 2% naquelas que tentam um parto vaginal e 1% nas que fazem cesariana. Os bebês sofreram uma ou mais complicações em 8% das tentativas de parto vaginal e 6% nas cesarianas subsequentes, segundo o estudo.

Os resultados podem ser usados para aconselhar e tratar mulheres com cesariana feita anteriormente, e devem ser consideradas juntamente com as evidências existentes sobre o risco aumentado de morbidade materna grave em gestações subsequentes associadas à cesariana por repetição eletiva.

Fonte: PLoS Med 16(9): e1002913. DOI: 10.1371/journal.pmed.1002913.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários