Notícias de saúde

Smartphones podem desencadear alergias 

22 de novembro de 2022 (Bibliomed). Os smartphones são encontrados em todos os lugares, manuseados e vistos constantemente, e são, também, uma fonte abundante de níveis elevados de alérgenos e gatilhos de asma.

Para o estudo, os cientistas usaram lenços eletrostáticos para amostrar modelos de telefones simulados de 15 voluntários e, em seguida, mediram os "telefones" quanto aos níveis de alérgenos, bem como Beta-glucanos - conhecidos como BDGs, um marcador de mofo - e endotoxinas, encontrados em bactérias gram-negativas. 

Os aparelhos mostraram níveis elevados e variáveis de BDG e endotoxinas, e alérgenos de cães e gatos foram encontrados em smartphones de donos de animais de estimação.

Os pesquisadores explicam que os BDGs são encontrados nas paredes celulares de fungos e foram encontrados em muitos ambientes e superfícies causando sintomas crônicos de irritação e vias aéreas - tornando os BDGs um marcador consistente para estudar fungos problemáticos. 

A boa notícia é que os dispositivos podem ser limpos de forma eficaz - e devem ser limpos com mais frequência - para minimizar a exposição. Os pesquisadores testaram uma mistura de produtos químicos em soluções de limpeza - clorexidina, cloreto de cetilpiridínio, ácido tânico e benzoato de benzila - que, segundo eles, podem ser adquiridos em laboratórios ou fornecedores de produtos químicos, mas não estão disponíveis comercialmente nas mesmas concentrações usadas no estudo. 

Fonte: American College of Allergy, Asthma and Immunology's Annual Scientific Meeting 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários