Notícias de saúde

Uso de cannabis não aumenta risco de hipertensão

30 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Um estudo publicado na revista Hypertension sugere que o uso de cannabis (maconha) ao longo da vida não está relacionado ao aumento do risco de hipertensão arterial.

Os pesquisadores acompanharam 4.328 jovens adultos por 35 anos dentro do estudo CARDIA, que investiga fatores de risco cardiovasculares desde a juventude até a meia-idade. Durante esse período, foram identificados 2.478 casos de hipertensão.

A análise mostrou que não houve relação entre o número de anos usando cannabis e o surgimento de pressão alta. O resultado permaneceu o mesmo após ajustes para fatores como sexo, etnia, tabagismo e consumo de álcool.

Os autores afirmam que a descoberta é tranquilizadora quanto ao risco de hipertensão, mas alertam que outros efeitos da cannabis sobre o coração ainda precisam ser estudados, especialmente considerando o aumento do uso recreativo e medicinal da substância no mundo.

Fonte: Hypertension. DOI: 10.1161/HYPERTENSIONAHA.125.25005.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários