Notícias de saúde

Uso casual de maconha por adolescentes aumenta o risco de eventos psicossociais adversos

10 de outubro de 2023 (Bibliomed). O uso de cannabis é cada vez mais encarado pelos adolescentes como sendo não perigoso para a saúde. Jovens que apresentam o transtorno do uso de maconha são reconhecidos pelos médicos como estando sob risco de resultados adversos, mas pouco se sabe sobre as associações entre o uso subclínico de cannabis (ou seja, uso não desordenado de cannabis e eventos psicossociais adversos.

Recente estudo buscou descrever a prevalência e dados demográficos do uso não desordenado de cannabis, e comparar associações do uso de desta droga com eventos psicossociais adversos entre adolescentes sem uso de cannabis.

Este estudo transversal usou uma amostra nacionalmente representativa derivada da Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde de 2015 a 2019, nos Estados Unidos. Os participantes eram adolescentes de 12 a 17 anos, separados em 3 grupos distintos: não-uso (sem uso recente de maconha), uso não desordenado de cannabis (uso recente de maconha abaixo do limiar diagnóstico) e transtorno do uso de maconha.

Nesta avaliação de 68.263 adolescentes, o uso não desordenado de cannabis foi aproximadamente 4 vezes mais comum do que transtorno por uso da maconha. Tanto o uso não desordenado como o transtorno pelo uso da maconha foram significativamente associados a eventos psicossociais adversos em um gradiente gradual.

Esses achados sugerem que adolescentes com uso não desordenado de cannabis ou transtorno pelo uso da maconha tiveram chances aumentadas de eventos psicossociais adversos.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.11294.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários