Notícias de saúde
09 de setembro de 2025 (Bibliomed). O uso de maconha entre adolescentes aumentou significativamente em algumas partes do Canadá depois que os comestíveis foram legalizados, mostra um novo estudo realizado na University of Manitoba e da Memorial University of Newfoundland, ambas no Canadá. O estudo também descobriu um aumento de 26% no uso de cannabis entre adolescentes em províncias que começaram a vender comestíveis e extratos de cannabis em outubro de 2019. O uso apenas de comestíveis aumentou 43%.
Produtos comestíveis de cannabis como chocolates, doces e refrigerantes podem ser mais atraentes para os adolescentes, levantando preocupações sobre como a legalização pode influenciar o comportamento dos jovens.
Pesquisadores entrevistaram mais de 106.000 estudantes canadenses entre 12 e 17 anos. Em Quebec, onde os comestíveis continuam proibidos, o uso de cannabis entre adolescentes não mudou. O Canadá legalizou a cannabis seca pela primeira vez em 2018, e a maioria das províncias seguiu o exemplo um ano depois, permitindo a venda de produtos comestíveis. Embora a lei canadense proíba a venda para menores de 18 anos, este estudo sugere que a legalização pode ter feito a cannabis parecer mais segura ou até mais fácil de acessar.
Os pesquisadores observaram no estudo que os adolescentes perceberam menos danos no uso ocasional de cannabis depois que ela se tornou legal. O uso de cannabis por adolescentes tem sido associado a problemas de saúde mental como ansiedade, depressão e um risco maior de doenças crônicas, como esquizofrenia. Também pode afetar áreas do cérebro relacionadas à tomada de decisões e ao aprendizado. Além disso, o uso combinado de cannabis e álcool também se tornou mais comum após a legalização. Esse comportamento aumentou 28%, segundo o estudo.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2025.5819.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também