Notícias de saúde

Inteligência Artificial pode usar dados de smartwatch para detectar doenças cardíacas

16 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Estudo realizado na Yale University, nos Estados Unidos, mostrou que a inteligência artificial (IA) pode usar dados de smartwatches para detectar doenças cardíacas.

A IA, alimentada com dados de sensores cardíacos de um Apple Watch, detectou com precisão problemas cardíacos estruturais, como capacidade de bombeamento reduzida, válvulas danificadas ou espessamento do músculo cardíaco. Doenças cardíacas estruturais são problemas que surgem no próprio músculo cardíaco, afetando suas válvulas, paredes e câmaras.

Os pesquisadores treinaram a IA usando mais de 266.000 registros de ECG de 12 derivações de mais de 110.000 adultos. Os pesquisadores isolaram uma das 12 derivações que mais se assemelha ao ECG em relógios inteligentes, ensinando a IA a detectar doenças cardíacas com base apenas em dados de uma única derivação. Eles então testaram a IA em 600 novos participantes, que foram submetidos a uma leitura de ECG de 30 segundos usando um Apple Watch.

A inteligência artificial (IA) apresentou 88% de precisão na distinção entre pessoas com ou sem doenças cardíacas com base em dados de smartwatches. Além disso, a IA teve 86% de precisão na identificação de pessoas com doenças cardíacas e 99% de precisão na exclusão de pessoas sem a doença.

Fonte: American Heart Association Annual Meeting 2025.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários