Notícias de saúde

Inteligência Artificial pode detectar doenças cardíacas em gestantes

17 de janeiro de 2024 (Bibliomed). A Clínica Mayo, nos Estados Unidos, anunciou que um estetoscópio digital habilitado por inteligência artificial pode detectar doenças cardíacas relacionadas à gravidez.

A nova pesquisa sugere que a inteligência artificial tem o potencial de diagnosticar cardiomiopatia periparto, uma condição potencialmente fatal, mas tratável, que enfraquece o músculo cardíaco de uma mulher durante a gravidez ou após o parto.

O novo estetoscópio digital captura dados de eletrocardiograma e sons cardíacos para identificar o dobro de casos de cardiomiopatia periparto em comparação com cuidados regulares.

O ensaio clínico randomizado envolveu 1.195 mulheres que receberam cuidados de gravidez na Nigéria e foi capaz de prever a cardiomiopatia periparto quando o estetoscópio digital habilitado para inteligência artificial foi colocado em uso.
?
Identificar esses problemas é crucial porque os sintomas, que incluem falta de ar, inchaço, ganho de peso e batimentos cardíacos acelerados podem ser confundidos com sintomas normais da gravidez.

Fonte: EurekAlert! January, 2024.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários