Notícias de saúde

Smartwatches podem ajudar a identificar problemas cardíacos em crianças

18 de março de 2024 (Bibliomed). Os smartwatches estão sendo cada vez mais usados por especialistas em cardiologia para ajudar a diagnosticar problemas cardíacos em crianças. Os dispositivos tradicionais de diagnóstico cardíaco não são ideais para crianças, pois os monitores podem causar irritação na pele ou se soltarem precocemente.

Uma revisão dos registros médicos da Stanford Medicine Children's Health descobriu que 41 pacientes jovens tiveram arritmias detectadas por um smartwatch. Dessas crianças, 18 coletaram um ECG usando seu smartwatch e 23 receberam uma notificação do relógio sobre frequência cardíaca elevada entre 2018 e 2022.

Essas leituras levaram os médicos a realizar exames médicos, dos quais 29 das crianças receberam novos diagnósticos de arritmia. Em 10 das crianças, o smartwatch diagnosticou arritmias que os métodos tradicionais de monitoramento não conseguiram detectar.

Os pesquisadores explicam que usar um smartwatch ainda não é uma solução totalmente ideal para crianças, pois seus algoritmos são baseados em padrões cardíacos de adultos e não são otimizados para crianças, que têm batimentos mais rápido e experimentam diferentes tipos de ritmos anormais dos adultos. Contudo, esses resultados mostram a que desenvolver algoritmos de rastreamento próprios para crianças poderia ser uma solução.

Fonte:  Communications Medicine. DOI: 10.1038/s43856-023-00392-9.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários