Notícias de saúde

Vida não Começa nem Termina aos 40 Anos

04 de Janeiro de 2002 (Bibliomed). Tem gente que diz que a vida começa aos 40, e outros acreditam que ela termina por essa época. Uma pesquisa divulgada em dezembro, no entanto, mostra que nós apenas ficamos mais lentos depois dos 40.

O estudo apresentado pela Sociedade de Psicologia Britânica no dia 19 de dezembro mostrou que nosso tempo de reação, capacidade de concentração e memória começam a diminuir sensivelmente a partir dos 40 ou 45 anos de idade.

"A vida é muito boa até chegar perto dos 40 anos", disse Keith Wesnes, professor de psicologia na Universidade Northumbria, na Inglaterra. "Depois disso, há um declínio bem acentuado que continua até a casa dos 80."

Suas conclusões são baseadas em um estudo da empresa Cognitive Drug Research com cerca de 2.300 pessoas saudáveis entre 18 e 97 anos.

Mesmo que a capacidade de reter informações e reconhecer palavras, imagens e números não diminua significativamente até bem depois dos 60 nos, a velocidade para "pegar" a informação diminui muito.

"No momento em que você atinge a meia-idade, fica entre 10 a 15 por cento mais lento para reagir do que na casa dos 20 anos", disse Wesnes.

O exemplo mais óbvio na vida cotidiana é a dificuldade que as pessoas têm em lembrar um nome facilmente em uma festa ou no trabalho.

"Esse lapso de tempo pode ser muito constrangedor em uma situação social em que você não se lembra o nome de alguém ou de onde você conhece a pessoa."

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários