Notícias de saúde

Obesidade na meia-idade pode aumentar o risco de doenças crônicas

19 de abril de 2022 (Bibliomed). Estar acima do peso por volta dos 40 anos de idade pode aumentar os riscos de desenvolver doenças crônicas de saúde depois dos 65, mostrou estudo realizado por pesquisadores da Northwestern University Feinberg School of Medicine, nos Estados Unidos.

O estudo, com quase 30.000 homens e mulheres, descobriu que quanto mais as pessoas pesam por volta dos 40 anos, maiores são as chances de doenças crônicas de saúde após os 65 anos em comparação com aqueles que estavam na faixa de peso normal.

No geral, aqueles que estavam acima do peso tinham uma expectativa de vida semelhante à de seus colegas com IMC normal. Mas a obesidade levou cerca de dois a cinco anos da vida das pessoas. Pessoas com peso normal morreram aos 82 anos, em média, versus 77 anos entre aqueles com obesidade classe III na meia-idade.

Mas quando se tratava de condições crônicas de saúde, mesmo as pessoas com excesso de peso estavam em pior situação. Em comparação com seus colegas de peso normal, eles normalmente passaram um ano a mais de suas vidas com doenças como doenças cardíacas, diabetes ou derrame. Isso aumentou para dois a três anos entre as pessoas que eram moderadamente obesas (classe I ou II) na meia-idade.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.2318.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários