Notícias de saúde
05 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Um grande estudo internacional analisou mais de 400 mil adultos no Reino Unido e 13 mil na Austrália e descobriu que cerca de 1% dos britânicos nunca teve relação sexual. Os pesquisadores observaram que a chamada “ausência de sexualidade ao longo da vida” tem causas complexas, que misturam fatores sociais, psicológicos e até genéticos.
Essas pessoas, em geral, tinham maior escolaridade e consumiam menos álcool e cigarro, mas relatavam mais solidão, nervosismo e menos felicidade do que os sexualmente ativos. Em homens, força física menor e diferença entre o número de homens e mulheres na região foram associadas à falta de atividade sexual.
O estudo também identificou que pequenas variações genéticas explicam parte do fenômeno — cerca de 15%. Uma delas, inclusive, vem se tornando mais rara há 12 mil anos, o que pode estar ligado à evolução humana e à reprodução.
Os cientistas reforçam que os resultados não devem ser usados para julgamento moral e que há tanto casos voluntários quanto involuntários. O objetivo é ajudar profissionais de saúde mental e políticas públicas a promover bem-estar, inclusão e compreensão sobre a diversidade sexual.
Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America.DOI: 10.1073/pnas.2418257122.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias