Notícias de saúde
02 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Doenças hepáticas geralmente são causadas por álcool, acúmulo de gordura ou hepatite B e C. Mas um produto químico amplamente utilizado também pode contribuir para a formação de cicatrizes no fígado, relataram pesquisadores da Keck Medicine of University of Southern California, nos Estados Unidos.
O tetracloroetileno, ou PCE, é usado em lavanderias a seco e é encontrado em adesivos para artesanato, removedores de manchas e polidores de aço inoxidável.
A exposição ao PCE pode triplicar o risco de fibrose hepática significativa — uma quantidade excessiva de cicatrizes no fígado que pode levar ao câncer, falência de órgãos ou morte. Quanto maior a exposição ao PCE, maior a probabilidade de sofrerem com cicatrizes excessivas no fígado.
Para o novo estudo, pesquisadores monitoraram a exposição ao PCE em mais de 1.600 adultos participantes da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (NHANES) entre 2017 e 2020. Mais de 7% apresentaram níveis detectáveis de PCE no sangue.
O estudo constatou que aqueles com PCE no sangue tinham três vezes mais chances de apresentar cicatrizes hepáticas significativas. Para cada aumento de um nanograma por mililitro na concentração de PCE no sangue, a probabilidade de uma pessoa desenvolver cicatrizes hepáticas aumentava cinco vezes, segundo o estudo.
Os pesquisadores descobriram que os indivíduos com maior risco de exposição ao PCE pertenciam a famílias de renda mais alta, que eram mais propensas a utilizarem serviços de lavanderia a seco.
Curiosamente, o consumo de álcool e a esteatose hepática não desempenharam um papel no desenvolvimento de cicatrizes hepáticas quando o PCE estava presente.
Fonte: Liver International. DOI: 10.1111/liv.70398.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias