Notícias de saúde

Ozempic mostra-se promissor no tratamento da doença hepática gordurosa

25 de setembro de 2025 (Bibliomed). Medicamentos a base de semaglutida, como Ozempic e Wegovy, podem interromper e até mesmo reverter a doença hepática gordurosa, mostrou um ensaio clínico realizado na Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidps.

A doença hepática gordurosa ocorre quando a gordura se acumula no fígado, causando inflamação e formação de cicatrizes. A condição tem sido associada à obesidade, diabetes tipo 2, níveis elevados de colesterol e pressão alta. A semaglutida é um medicamento do tipo peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1). Ela age imitando o hormônio GLP-1, que ajuda a controlar os níveis de insulina e açúcar no sangue, diminui o apetite e retarda a digestão dos alimentos.

Para o ensaio clínico, os pesquisadores recrutaram 800 pessoas em 37 países com cicatrizes hepáticas moderadas a graves devido à doença hepática gordurosa e designaram aleatoriamente cerca de dois terços para tomar semaglutida por 72 semanas.

Junto com uma redução na inflamação do fígado, cerca de 37% dos usuários de semaglutida apresentaram menos cicatrizes no fígado em comparação com cerca de 23% no grupo placebo. No geral, cerca de um terço dos usuários de semaglutida obtiveram redução da inflamação e melhora nas cicatrizes, mais que o dobro daqueles que tomaram placebo. Além disso, a semaglutida também ajudou as pessoas a perder peso, melhorar a função hepática e melhorar a saúde cardíaca geral.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2413258.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários