Notícias de saúde

Estímulo Elétrico Pode Ajudar Contra Retenção Urinária

04 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Usar um aparelho implantado cirurgicamente para estimular os nervos da parte inferior das costas pode ajudar a melhorar os sintomas em pessoas que tendem a reter urina na bexiga.

A retenção urinária pode resultar em infecções e incontinência e as pessoas que têm o problema podem precisar usar uma sonda para esvaziar a bexiga várias vezes ao dia.

Há 20 anos, pesquisadores mostraram que o estímulo dos nervos da região sacral que se conectam à bexiga poderia proporcionar a contração coordenada, levando ao esvaziamento da bexiga, mesmo que o mecanismo exato desse processo permaneça inexplicado, informou a equipe de U. Jonas, da Medizinische Hochschule Hannover, na Alemanha.

A equipe internacional de pesquisadores avaliou 68 pacientes com retenção urinária sem causa conhecida, sendo que metade foi submetida ao implante e a outra metade recebeu o implante após seis meses de tratamento convencional.

O dispositivo é colocado no abdome com fios condutores conectados aos nervos da região sacral, localizada na parte inferior das costas.

Segundo artigo publicado na edição de janeiro do Journal of Urology, os sintomas dos pacientes melhoraram depois do procedimento.

Antes do procedimento, os pacientes precisavam usar uma sonda em média seis vezes ao dia. Após o implante, precisaram usar a sonda menos de três vezes ao dia. Depois de 18 meses, 58 por cento dos pacientes não usavam mais a sonda.

Não houve complicações sérias associadas à estimulação dos nervos da região sacral. Mas 15 por cento dos pacientes tiveram dor no local do estímulo, infecções, ou sensação ocasional de choque elétrico, informaram os pesquisadores.

Os autores concluíram que a estimulação dos nervos da região sacral é efetiva em restaurar o esvaziamento da bexiga em pacientes com retenção urinária, especialmente aqueles que se beneficiam durante um teste breve de estimulação antes de serem submetidos ao implante.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários