Notícias de saúde

Raiva pode aumentar os riscos de doenças cardíacas a longo prazo

18 de novembro de 2025 (Bibliomed). Sentir raiva contrai os vasos sanguíneos de maneiras prejudiciais à saúde e pode aumentar as chances de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas a longo prazo, alerta estudo realizado na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores realizaram experimentos nos quais a atividade dos vasos sanguíneos foi monitorada enquanto as pessoas estavam em estados de raiva versus estados de ansiedade, tristeza ou emoções neutras. Eles descobriram que um estado mental de raiva estava ligado a uma incapacidade temporária dos vasos sanguíneos de se dilatarem (relaxar) como deveriam. Esses efeitos duraram até 40 minutos após o término da explosão de raiva.

O estudo envolveu 280 adultos saudáveis ??residentes da cidade de Nova York com menos de 74 anos. O grupo era composto por jovens — com média de idade de 26 anos — e não tinha histórico de doenças cardíacas ou fatores de risco cardíacos importantes, como hipertensão, colesterol alto ou diabetes.

Todos os participantes foram monitorados quanto a alterações nos vasos sanguíneos em seus braços dominantes e, em seguida, convidados a participar de palestras ou leituras muito pessoais de oito minutos que provocaram vários estados emocionais — raiva, tristeza, ansiedade ou nenhuma emoção intensa (o grupo de controle).

Os resultados descobriram que a dilatação dos vasos sanguíneos saudáveis ??era inibida quando as pessoas estavam com raiva. Isso não foi observado entre pessoas em estados de ansiedade ou tristeza. Os pesquisadores observaram que a dilatação prejudicada costuma ser um precursor do perigoso acúmulo de gordura nas paredes das artérias, conhecido como aterosclerose. Isso pode aumentar as chances de ataque cardíaco e derrame.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.123.032698.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários