Notícias de saúde

Mulheres mais velhas controlam melhor a raiva

19 de novembro de 2025 (Bibliomed). As mulheres melhoram no controle da raiva à medida que envelhecem, a partir da meia-idade, indica estudo realizado na Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Isso não significa que elas fiquem menos irritadas. Pesquisadores descobriram que, à medida que as mulheres envelheciam, elas se tornavam mais propensas à raiva e essa raiva se tornava mais intensa. Mas as mulheres também se tornaram menos propensas a expressar sua raiva ou agir com hostilidade.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 271 mulheres participantes do Seattle Midlife Women's Health Study, um projeto de pesquisa de longo prazo iniciado no início da década de 1990.

Como parte do projeto, as participantes preencheram um questionário relacionado aos seus níveis de raiva e hostilidade até quatro ou cinco vezes ao longo dos anos.

Os resultados mostraram que, à medida que as mulheres envelheciam, elas se tornavam mais hábeis em controlar a raiva, embora a sentissem de forma mais intensa.

Os pesquisadores disseram que isso pode ocorrer porque as mulheres sentem mais generatividade – uma sensação de impactar positivamente o mundo ao cuidar dos outros, especialmente das gerações futuras – à medida que passam pela meia-idade e pela menopausa.

As mulheres também podem se tornar mais táticas com sua raiva, expressando-a de maneiras mais positivas e construtivas para melhorar os relacionamentos. Mulheres que usam a raiva de forma positiva tendem a sentir mais empoderamento e autoestima.

Fonte: Menopause. DOI: 10.1097/GME.0000000000002587.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários