Notícias de saúde
06 de novembro de 2025 (Bibliomed). Para mulheres que estão avaliando se devem usar estrogênio para controlar ondas de calor, problemas de sono e outros sintomas incômodos à medida que a menopausa se aproxima, pode fazer sentido não esperar.
Uma nova pesquisa, realizada na Case Western Reserve University, nos Estados Unidos, mostra que mulheres na perimenopausa que usaram estrogênio por pelo menos 10 anos antes de seus períodos menstruais pararem definitivamente tiveram 60% menos chances de câncer de mama, ataque cardíaco e derrame, em comparação com mulheres que nunca tomaram hormônios.
À medida que a menopausa — o fim da menstruação — se aproxima, uma grande porcentagem de mulheres apresenta sintomas incômodos. Ondas de calor e distúrbios do sono são comuns durante essa transição, chamada perimenopausa. E a perimenopausa pode durar vários anos, com altos e baixos nos níveis hormonais. Embora a terapia com estrogênio, antes controversa, tenha se mostrado eficaz e segura.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram registros de mais de 120 milhões de pacientes. Eles incluíram mulheres que usaram estrogênio por pelo menos 10 anos antes da menopausa; mulheres na menopausa que atualmente usam o hormônio; e mulheres na menopausa que não usam estrogênio.
O estudo constatou que mulheres que esperaram até depois da menopausa para iniciar a terapia com estrogênio apresentaram probabilidade ligeiramente menor de câncer de mama e ataque cardíaco do que aquelas que nunca tomaram hormônios.
Mas elas também apresentaram uma probabilidade 4,9% maior de sofrer um derrame do que o grupo sem estrogênio.
Fonte: The Menopause Society Annual Meeting 2025.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias