Notícias de saúde

Remissão metabólica precede possível reganho de peso após cirurgia bariátrica

10 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um estudo recente trouxe informações sobre os processos metabólicos após a cirurgia bariátrica de bypass gástrico em Y de Roux (BGYR), revelando descobertas intrigantes sobre a remissão metabólica e sua relação com a recuperação de peso. O estudo, que envolveu 148 pacientes, analisou a evolução dos perfis metabólicos e lipídicos em jejum, coletados em diferentes momentos antes e após a cirurgia. Os resultados apontam para uma reversão significativa das alterações metabólicas nos primeiros 2 meses após o BGYR, seguida de um retorno gradual ao estado metabólico pré-cirúrgico.

As mudanças mais expressivas no nível de metabólitos ocorreram logo nos dois primeiros meses após a cirurgia, destacando uma remissão metabólica que precede qualquer recuperação significativa de peso. Surpreendentemente, o estudo encontrou que o estado metabólico se aproximava do nível pré-cirúrgico no momento em que os pacientes atingiam o menor peso e os níveis mais baixos de glicose. Essa descoberta sugere a presença de uma remodelagem lipídica sistemática e reversível, com lipídios de cadeias mais longas e grau mais elevado de insaturação mostrando alterações mais pronunciadas em comparação com lipídios de cadeias mais curtas e saturados.

A importância dessa pesquisa reside no entendimento aprimorado das mudanças metabólicas associadas à cirurgia bariátrica, especialmente em relação à remissão metabólica que ocorre antes da recuperação de peso. No entanto, os pesquisadores ressaltam a necessidade de estudos a mais longo prazo para avaliar se a extensão da remissão metabólica pode prever futura recuperação de peso e deterioração glicêmica.

Essas descobertas contribuem para preencher lacunas no conhecimento sobre as mudanças metabólicas que ocorrem após a cirurgia bariátrica, fornecendo insights valiosos sobre os mecanismos subjacentes à remissão metabólica e suas implicações para a gestão do peso e da saúde metabólica a longo prazo. À medida que mais pesquisas são realizadas, espera-se que esses resultados auxiliem na otimização dos tratamentos e intervenções para pacientes que passam por cirurgia bariátrica, melhorando assim os resultados clínicos e a qualidade de vida.

Fonte: Obesity (Silver Spring). DOI: 10.1002/oby.23864.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários