Notícias de saúde

Dieta cetogênica de longo prazo pode ser arriscada

03 de outubro de 2025 (Bibliomed). A dieta cetogênica é usada como forma de perder peso, sendo rica em gorduras. Ela funciona assim: o fígado de uma pessoa converte gordura em moléculas chamadas corpos cetônicos, que o corpo pode queimar para obter energia. Apesar de uma alta ingestão de gordura — até 90% das calorias diárias —, isso pode levar a uma perda de peso substancial.

Contudo, um estudo realizado com camundongos no Earlham College, nos Estados Unidos, sugere que manter uma dieta cetogênica por muito tempo pode ser arriscado. Os animais alimentados com uma dieta cetogênica por até um ano - o equivalente a décadas para humanos - apresentaram sinais de doenças hepáticas e cardíacas e desenvolveram intolerância à glicose.

Para o estudo, os pesquisadores submeteram camundongos a uma de quatro dietas por cerca de oito meses. O peso corporal foi menor nos animais em um regime alimentar com baixo teor de gordura, mas aqueles em uma dieta cetogênica pesaram menos do que aqueles em um regime de influência ocidental. Isso reforça a ideia de que a ingestão de alimentos ricos em gordura e com baixo teor de carboidratos pode ajudar a manter o peso baixo.

No entanto, os animais que receberam a dieta cetogênica apresentaram um marcador-chave de doença cardíaca: excesso de gordura no sangue. Camundongos machos também desenvolveram fígado gorduroso e exames laboratoriais forneceram evidências de que os órgãos não estavam funcionando como deveriam.

O estudo mostrou, também, que as células produtoras de insulina em camundongos alimentados com a dieta cetogênica tiveram dificuldade para liberar insulina. Não ficou claro o motivo, mas ao mudarem a dieta, o problema resolveu.

Fonte: Science Advances. DOI: 10.1126/sciadv.adx2752.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários