Notícias de saúde

Dieta cetogênica prolongada pode levar ao acúmulo de células envelhecidas

17 de setembro de 2024 (Bibliomed). Atualmente, cerca de 13 milhões de indivíduos norte-americanos seguem uma dieta cetogênica. Uma pesquisa recentemente publicada na revista Science Advances sugere que a popular dieta cetogênica, amplamente utilizada para perda de peso e controle do diabetes, pode não ser tão benéfica a longo prazo. Cientistas da Universidade do Texas Health Science Center descobriram que uma dieta cetogênica contínua pode induzir o acúmulo de células envelhecidas em tecidos normais, afetando particularmente o funcionamento do coração e dos rins.

No entanto, a pesquisa também revelou que uma dieta cetogênica intermitente, com pausas planejadas, não apresentou os mesmos efeitos pró-inflamatórios causados pelas células envelhecidas. Essas descobertas têm importantes implicações clínicas, sugerindo que os benefícios de uma dieta cetogênica podem ser aprimorados com pausas programadas.

Os pesquisadores descobriram que camundongos submetidos a duas dietas cetogênicas diferentes, em diferentes idades, apresentaram envelhecimento celular em múltiplos órgãos, incluindo o coração e os rins. No entanto, este envelhecimento celular foi eliminado por senolíticos, uma classe de moléculas que destrói células envelhecidas, e prevenida com a administração de uma dieta cetogênica intermitente.

Os resultados ressaltam a importância de compreender os efeitos a longo prazo das intervenções nutricionais e a necessidade de incluir pausas na dieta cetogênica para evitar o acúmulo de células envelhecidas e potencial inflamação.

Fonte: Science Advances. DOI: 10.1126/sciadv.ado1463.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários