Notícias de saúde
23 de setembro de 2025 (Bibliomed). Colírios contendo ácido hialurônico ajudaram os antibióticos a revestir melhor os olhos de cães saudáveis, em comparação com formulações tradicionais de colírios, sugere estudo realizado na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel. Como resultado, concentrações mais altas de antibióticos permaneceram por mais tempo nos olhos dos cães, o que poderia potencialmente melhorar a eficácia dos colírios contra infecções, disseram os pesquisadores. Os colírios ainda precisam ser testados em cães com infecções oculares. Se funcionarem, também devem ajudar humanos com problemas oculares.
O ácido hialurônico é uma substância pegajosa e escorregadia que o corpo humano produz naturalmente. Ajuda a lubrificar as articulações, mantém a pele elástica e flexível e mantém a hidratação do corpo. Também é um ingrediente popular em produtos para a pele, graças à sua capacidade de atrair e reter umidade, ajudando a pele a parecer mais firme e hidratada.
Para este estudo, os pesquisadores criaram colírios de ácido hialurônico contendo dois antibióticos diferentes, cefazolina e cloranfenicol. As gotas foram então testadas nos olhos de 10 cães para verificar o quão bem funcionavam, em comparação aos colírios tradicionais contendo solução de álcool polivinílico. No geral, a exposição a antibióticos foi 2,4 vezes maior para a cefazolina e 4,2 vezes maior para o cloranfenicol com as gotas de ácido hialurônico em comparação com os colírios tradicionais.
Os veterinários podem tratar infecções oculares usando doses menores ou em menor quantidade de colírios antibióticos contendo ácido hialurônico, já que concentrações mais altas do antibiótico revestem o olho por mais tempo. Essa abordagem também pode reduzir o risco de resistência a antibióticos.
O ácido hialurônico também tem seus pontos positivos, além de sua utilidade como veículo de administração de medicamentos. Pesquisadores disseram que ele é conhecido por possuir propriedades antibacterianas e pode ajudar a curar feridas mais rápido, o que pode ajudar pessoas com lesões oculares, como um arranhão na córnea. O próximo passo será testar as gotas em cães com infecções oculares.
Fonte: Veterinary Ophthalmology. DOI: 10.1111/vop.70013.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também