Notícias de saúde

Imunoterapia funciona tão bem em pacientes idosos com câncer quanto em adultos mais jovens

23 de setembro de 2025 (Bibliomed). É bem sabido que o sistema imunológico de uma pessoa se desgasta com o tempo, tornando-se menos eficaz à medida que as pessoas passam da meia-idade e se tornam idosas. Mas isso não parece prejudicar a eficácia da imunoterapia contra câncer em idosos, indica estudo realizado na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Para este estudo, os pesquisadores examinaram a resposta imune no sangue de cerca de 100 pacientes com câncer tratados com inibidores de ponto de controle imunológico, dos quais cerca de metade tinham 65 anos ou mais. Os pesquisadores descobriram que ambos os grupos se beneficiaram igualmente da imunoterapia.

No entanto, os resultados mostram diferenças importantes em suas respostas imunológicas. Por exemplo, os pesquisadores descobriram que as células T caçadoras/assassinas em idosos pareciam menos preparadas para responder a ameaças como o câncer sem um reforço de um inibidor do ponto de controle imunológico. Segundo os autores, essas diferenças podem tornar os medicamentos de imunoterapia ainda mais benéficos para pacientes mais velhos.

Agora, os pesquisadores planejam analisar as diferenças nas células imunológicas encontradas dentro dos tumores e compará-las entre as faixas etárias para ver como elas reagem à imunoterapia. Eles explicam que, ao compreender as diferenças relacionadas à idade, é possível aprimorar novas terapias contra o câncer para que elas possam ser mais bem direcionadas aos pacientes com base na idade.

Fonte: Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-025-58512-z.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários