Notícias de saúde

Prematuros podem envelhecer mais rápido

17 de junho de 2021 (Bibliomed). Meninos que pesam menos de 1 quilo ao nascer não envelhecem tão bem quanto seus pares com peso normal, concluiu um estudo de longo prazo realizado por pesquisadores da Universidade McMaster, no Canadá.

Pesquisadores acompanharam um grupo de bebês com peso extremamente baixo e seus pares com peso normal desde 1977. Quando os participantes estavam na casa dos 30 anos, eles compararam os genes de 45 que eram bebês prematuros com 47 daqueles cujo peso ao nascer era normal.

Depois de considerar os problemas de saúde que podem afetar os resultados, os pesquisadores descobriram que, pelo menos biologicamente, os meninos prematuros envelhecem mais rápido e eram cinco anos mais velhos do que os meninos nascidos na mesma época e cujo peso era normal. Essa diferença não foi encontrada nas meninas.

Os pesquisadores observaram que a taxa de envelhecimento pode ser influenciada por estresses biológicos no útero e depois na unidade de terapia intensiva neonatal. Para eles, isso destaca a necessidade de monitorar a saúde dos sobreviventes prematuros ao longo de sua vida.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2020-001230.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários