Notícias de saúde

Tatuagens podem aumentar risco de câncer de pele e linfoma?

04 de agosto de 2025 (Bibliomed). Tatuagens parecem aumentar o risco de câncer de pele entre 33% e 62%, de acordo com um novo estudo realizado na Universidade do Sul da Dinamarca. Os resultados também indicam que há um risco maior de câncer em tatuagens maiores.

Pesquisadores descobriram que tatuagens maiores que a palma da mão mais que dobram o risco de câncer de pele e quase triplicam o risco de linfoma, ou câncer dos gânglios linfáticos. Eles explicam que quando a tinta da tatuagem é injetada na pele, partículas de tinta podem migrar e se acumular dentro dos gânglios linfáticos.

Para o estudo, pesquisadores analisaram dados de um estudo em andamento com gêmeos dinamarqueses. Eles compararam quase 2.400 gêmeos selecionados aleatoriamente, nascidos entre 1960 e 1996, bem como 316 gêmeos em que um deles havia sido diagnosticado com câncer. Ao comparar padrões de tatuagens com diagnósticos de câncer, pesquisadores descobriram que pessoas com tatuagens têm maior ocorrência de câncer de pele e linfoma. A análise mostrou que tatuagens maiores que a palma da mão aumentam o risco de câncer de pele em quase 2,4 vezes, e de linfoma em 2,8 vezes. Essa taxa leva em conta a idade da pessoa, quando ela fez a tatuagem e há quanto tempo ela foi acompanhada no estudo.

Pesquisas anteriores sugeriram que certos pigmentos na tinta de tatuagem podem ser menos saudáveis ??do que outros, mas este estudo não encontrou nenhuma ligação clara entre câncer e cores específicas de tinta. Agora, os pesquisadores planejam se concentrar em como as partículas de tinta afetam os gânglios linfáticos e se certos tipos de linfoma têm uma ligação mais forte com tatuagens do que outros.

Fonte: BMC Health. DOI: 10.1186/s12889-025-21413-3.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários